Fórum Territorial de Elaboração do Plano Estadual de Cultura reúne mais de 300 gestores em São Luís

Deputado Roberto Costa, vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura, também participou do evento

A Elaboração do Plano Estadual de Cultura (PEC) entra na reta final com a realização, nesta segunda-feira (12), em São Luís,do 5o Fórum Territorial de Elaboração do Plano. O evento, aberto pela secretária Olga Simão, reuniu gestores e produtores culturais de 40 municípios maranhenses que integram a regional Norte. Antes de o plano ser encaminhado à Assembleia Legislativa para votação haverá mais um fórum que acontece na quarta-feira (14) em Chapadinha.O documento vai nortear o desenvolvimento de programas, projetos e ações culturais que garantam a valorização e preservação da diversidade cultural existente no Maranhão.

“O Maranhão é um estado muito grande com uma diversidade cultural ímpar e é importante que todas as regiões participem da elaboração do plano estadual, porque cada região tem sua especificidade a sua diferença e isso é muito importante. Estamos hoje realizando o quinto fórum e tem sido muito positiva a participação de todos os agentes culturais, tanto público quando da sociedade civil na elaboração das propostas por região, que irão compor o plano estadual”, disse a secretária de Cultura, Olga Simão.

Encerrando a rodada de fóruns a próxima etapa será e elaboração do documento final do plano. “A governadora Roseana Sarney nós determinou que tivéssemos como prioridade a implantação do Sistema Estadual de Cultura e ao longo desse período, desde a adesão, a gente vem trabalhando na implementação deste sistema e o plano é a última etapa que esperamos ver concluído, até agosto”, completou a secretária.

Roberto Costa ao lado da secretária de Cultura Olga Simão

Deputado Roberto Costa ao lado da secretária de Cultura Olga Simão

O fórum realizado em São Luís contou com a participação do chefe substituto da Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura, Lúcio Rodrigues; do deputado estadual, Roberto Costa que é vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura; secretário de Turismo, Jurandir Filho; prefeita de Rosário, Irlahi Linhares, que representou os gestores municipais presentes no evento, entre outras autoridades.

Para a conselheira do Conselho Estadual de Cultura e a analista técnica do Plano, Ester Marques, esse é um momento muito importante, pois o Plano Estadual de Cultura não é um plano de governo, mas sim do estado. “Desta forma ele tem que ser o mais discutido, analisado e refletido possível pela sociedade civil e pelos representantes do governo. É a partir, por exemplo, das tensões e dos conflitos que podemos construir o consenso”, observou Ester Marques.

A comunidade também pode dar sua contribuição na formulação do plano e conferir as últimas informações sobre o PEC. Para isso, basta acessar o site www.ma.cultura.com.br ou mesmo fornecer sugestões pelo e-mail planodecultura.ma@gmail.com.

Oficina

Durante o evento também foi realizada a Oficina de Plano de Trabalho do Sistema Nacional de Cultura, onde foram feitas explanações sobre a nova plataforma de adesão do Sistema. O chefe substituto da Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura,Lúcio Rodrigues, contou que tem acompanhado a elaboração dos planos estaduais,que vai estabelecer uma política de cultura para os próximos 10 anos.

“Estamos também tratando da plataforma de integração do Sistema Nacional de Cultura, o SNC, que é uma oficina que vai capacitar os gestores de cultura dos municípios da região metropolitana para integrar seus municípios no sistema”, contou Rodrigues. “Os estados que tiverem seus planos, fundo de cultura e conselhos poderão receber recursos do Fundo Nacional de Cultura para executar suas políticas nos estados e nos municípios”, completou.

O evento na capital contou com a presença de mais de 300 gestores e produtores culturais de 40 municípios da região. Além de São Luís, estão englobados Alcântara, Anajatuba, Apicum-Açu, Arari, Axixá, Bacabeira, Bacuri, Bacurituba, Barreirinhas, Bequimão, Cachoeira Grande, Cajapió, Cajari, Cedral, Central do Maranhão, Cururupu, Guimarães, Humberto de Campos, Icatu, Matinha, Matões do Norte, Miranda do Norte, Mirinzal, Morros, Olinda Nova do Maranhão, Paço do Lumiar, Palmeirândia, Paulino Neves, Pedro do Rosário, Penalva, Peri-Mirim, Pinheiro, Porto Rico do Maranhão, Presidente Juscelino, Presidente Sarney, Primeira Cruz, Raposa, Rosário, Santa Helena, Santa Rita, São Bento, São João Batista, São José de Ribamar, São Vicente Férrer, Serrano do Maranhão, Turiaçu, Turilândia, Viana e Vitória do Mearim.

Com informações do  Portal do Governo

Anúncios

Sobre wellingtongouveia

Professor e Pós-graduando em Docência do Ensino Superior.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s